Home >

Roteiros

 
  Divinopolis - MINAS GERAIS


O site Guia Permanente não é só roteiro turístico, você encontra vários parceiros e prestadores de serviços para pesquisar!! Prestigie a página do Guia Permanente no facebook, dê um CLICK em curtir, faça parte do grupo e assim saberá mais sobre roteiros turísticos e serviços do dia a dia.



Conhecida como a cidade das malhas, por causa da qualidade de suas confecções, recebe visitantes de todas as partes para renovarem os estoques de seu negócio com as famosas confecções de ótima qualidade e baixo preço, comuns na cidade.
A cidade não tem muita atração turística, mas em compensação sempre tem um evento que atrai bastante pessoas, como tambem um grande número de barzinhos e botecos que satisfazem o lazer dos jovens e adultos da cidade.
Está situada no centro-oeste do estado de Minas Gerais e é banhada pelo rio Itapecerica, que nasce na região e corta a cidade transversalmente nos seus 18km de extensão, antes de desaguar no rio Pará.


Toda cidade tem um lugar charmoso, confortável e aconchegante para se hospedar. Para buscar o que mais te agrada e se encaixa no seu gosto, clique no segmento HOSPEDAGEM, que voce encontrara varias opcoes de lugares para se hospedar.

Para saber um pouco sobre o custo de vida de sua cidade, acesse: www.custodevida.com.br



LOCALIZAÇÃO

Localização: 106 km de Belo Horizonte - 406 km de Uberaba - 380 km de Juiz de Fora - 560 km de São Paulo


COMO CHEGAR

DE AVIAO
A cidade tem aeroporto, mas ele é pequeno e talvez comece a operar com vôos pequenos.
O aeroporto mais proximo seria o de Confins - Belo Horizonte, e dai basta ir para rodoviaria e pegar o onibus para Divinopolis, que você tem tres opcoes:

- Pegar o ônibus executivo com ar condicionado, que sai do aeroporto de Confins, e vai direto para o centro e vice-versa, no valor de R$ 15,00 / 20,00. Ele faz uma parada em frente ao Hotel Ouro Minas e Minas Shopping, na região do Bairro Cidade Nova e depois vai para o centro. De la fica mais facil pegar um taxi ou outra conducao para a rodoviaria.

- Pegar táxi do aeroporto fica em torno de R$ 130,00 / 160,00.

- Ou a outra opção bem mais barata de ônibus tipo circular que fica do lado de fora do aeroporto. Pergunte no balcão de informações.
E com qualquer um dos dois transportes, voce chega ate o centro da cidade para seguir seu destino.


DE CARRO
De São Paulo basta pegar a BR381 (rodovia Fernão Dias). Na altura de Oliveira, terá uma placa indicando Divinópolis logo um viaduto. Siga placas em direção a Oliveira. Depois de uma rotatória, pegue sentido Divinópolis e Cláudio. Mas muita atenção na altura do km72, é que a estrada terá uma bifurcação. Pegue para o lado esquerdo que é para Divinópolis, pois o lado direito você vai para Cláudio.

Do Rio de Janeiro (capital) o trajeto é todo pela BR040 (subindo o mapa), passando por Petrópolis (RJ), Juiz de Fora (MG), Barbacena (MG). Entre para São João Del Rei, e siga para Divinópolis ou Sentido Fernão Dias. Ao sair na Fernão Dias sentido Divinópolis ou Oliveira, muita atenção, pois o viaduto para essas duas cidades será o próximo, a 1km. Entre no viaduto sentido a Oliveira e Divinópolis. Siga placas em direção a Oliveira. Depois de uma rotatória, pegue sentido Divinópolis e Cláudio. Mas muita atenção na altura do km72, é que a estrada terá uma bifurcação. Pegue para o lado esquerdo que é para Divinópolis, pois o lado direito você vai para Cláudio.


A cidade oferece diversos serviços de transporte. Clique no seguimento TRANSPORTE, e veja a melhor opção que te atenda.


TELEFONES

DDD 37
Informações turística - tel: 3229-6533 / 3229-6515
Prefeitura - tel: 3229-6500 / 3229-6543
Policia - tel: 3214-2290 /3221-8945
Corpo de Bombeiros – Tel: 3214-4687
Rodoviária - tel: 3222-6666
Aeroporto – tel: 3222-7601 / 3221-3595
Pronto Socorro - tel: 3221-3652



TEMPO E CLIMA

O clima é quente e semi-úmido, com ventos fracos e moderados.
Temperatura média de inverno: 18,5°C, no verão: 29°C, e nas outras estações 23,8°C.


MELHOR ÉPOCA DE VISITA

Divinópolis é uma cidade que recebe gente o ano inteiro. Por ser uma cidade que tem várias pequenas fabricas de malhas, recebe sacoleiras de toda a região.


CACHOEIRAS

Cachoeira da Antiga Hidreletrica
A cachoeira é formada pelo desvio do rio Itapecerica, logo após o prédio da casa de força da antiga usina. Suas águas, descem por entre pedras, formando corredeiras e pequenas quedas. Há uma grande pedra na margem. A vegetação circundante é quase inexistente e apresenta apenas algumas árvores espalhadas.
A área é da Prefeitura, que cede o terreno apenas para a realização de eventos locais.


Praia do Cajuru
A praia está localizada às margens da represa de Carmo do Cajuru, no rio Pará, e não possui areia. Existe uma faixa de terra com 10 metros de largura e uma outra que se extende por mais 20 metros de grama, até a rua.
O lago apresenta, aproximadamente, 25 km de extensão, e divide os municipios de Divinópolis, Carmo do Cajuru e Cláudio. A vegetação no local é constituída por gramíneas com árvores de médio e grande porte, formando um cinturão verde no entorno da praia. Os peixes mais encontrados no lago são o piau, curimatã, mandi, piranha branca, cavaco e outros.
A barragem é administrada pela CEMIG.


PASSEIOS

Igreja de Santo Antonio
Construída em 1925, início do século XX, a igreja apresenta estilo eclético. O acesso é feito pela escadaria e adro com calçamento em pedra e jardins cercados. A fachada possui torre única e janelas vasculantes. No interior, a nave é grande, seu teto é forrado e há altares laterais encaixados em vãos, na altura do arco-cruzeiro. A capela-mor possui altar central em meio-círculo, formando um grande nicho, com uma imagem de Santo Antônio.

Museu Histórico de Divinópolis
O Museu Histórico de Divinópolis está instalado em um sobrado do início do século XIX, desde 31 de maio de 1986. O projeto de restauração do prédio foi iniciado em 1984 e contou com a acessoria do IEPHA na parte técnica e da Superintendência de Museus de Belo Horizonte na instalação da parte museológica.
O Museu possui uma sala de pesquisa, arquivo e reserva técnica, duas salas de exposição - uma no térreo e outra no segundo pavimento.
Do acervo, destaca-se o material fotográfico, além de objetos e documentos diversos. As exposições são temporárias com temas significativos da história, como a memória da Farmácia, da Ferrovia, dos Franciscanos, etc.

Estação Ferroviária de Divinópolis
A Estação do Arraial do Espírito Santo do Itapecirica, com o nome de Estação de Henrique Galvão, engenheiro que deu início aos trabalhos de construção, foi inaugurada em 30 de abril de 1890. Em 16 de julho de 1910, o Governo aprovou a planta por onde deveria passar a Estrada de Ferro e declarou de utilidade pública a desapropriação dos terrenos e benfeitorias existentes na linha. Em 1916, a nova Estação da Estrada de Ferro Oeste de Minas foi inaugurada na parte nova da cidade.
O prédio, em estilo neoclássico, apresenta janelas harmoniosas, dotadas de material metálico trabalhado em grades e vidros e cobertura em telhas francesas em toda sua extensão. Uma das salas internas possui pinturas de paisagens regionais nas paredes.
Atualmente, a linha é utilizada somente para trens de carga, e liga o município a Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Centro de Artes
Localizado na Praça Benedito Valadares, conhecida como Praça do Santuário, o Centro de Artes foi reaberto em 21009 é hoje o principal espaço de exposições de artes plásticas em Divinópolis. O Centro de Artes surgiu em função do grande número de artistas plásticos que aqui apareceu na década de 60 transformando Divinópolis, segundo o cineasta e intelectual Glauber Rocha, na nova Cataguases da cultura mineira, relembrando os momentos de fulgor da cidade onde nasceu o cineasta Humberto Mauro.

Praça do Santuário
Localizada no coração de Divinópolis, a praça possui jardins e serve de ponto de encontro para os moradores da cidade. Aos domingos tem feira de artesanato.

Praça da Catedral
Ampla praça de movimento familiar, com direito a brinquedos para as crianças e esportes para os jovens.



PARQUES

Parque Florestal Gafanhoto
O Parque Florestal do Gafanhoto, localizado às margens da represa da usina de mesmo nome, foi a primeira usina hidrelétrica de Minas Gerais.
Criado com o objetivo de proporcionar à população local uma área de lazer, o Parque é administrado pela Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Urbanos (SEMSUR).
O IBAMA mantém junto ao parque uma área de 150.000 metros quadrados, cercada com um escritório regional, cujo objetivo é atender mais 63 cidades circunvizinhas. Atualmente, está sendo implantado o projeto CEIVA - dando uma nova orientação à utilização do parque no sentido da cidadania, educação informal e vivência ambiental.
A vegetação do parque é nativa e conta com um mini-zoológico, que apresenta algumas espécies de animais e aves.



COMPRAS

É a cidade das malhas. Tem muitas lojas de fabrica, e com isso o grande atrativo é o comércio de roupas: há mais de mil confecções e pontos de venda.
Existem três mini-shoppings com várias lojas, que recebem sacoleiras de todos os lugares todos os dias, e no centro também tem muitas lojas de fábrica de malhas e muitas de marcas.
Vale a pena conferir, voce vai adorar!!!!


VIDA NOTURNA

Divinópolis tem vários bares e butecos legais e a cidade costuma fazer vários shows.


AGENDADOS

Festa da Cerveja - Evento que aglomera inúmeras pessoas que ocorre por volta do mês de março na região central e também no Parque de Exposições da cidade. Na região central ficam aglomeradas inúmeras pessoas que aguardam o anoitecer para irem aos shows de bandas nacionais de renome, exibidos no parque de exposições.

Festa a Fantasia - Evento realizado por volta do mês de outubro. Dezenas de milhares de pessoas andam fantasiadas pelo parque de exposições, aguardando o início dos shows. Antes do início da festa, ocorre uma concentração e um desfile onde é possível admirar ( ou rir ) das fantasias.

DivinaExpô - Evento mais tradicional da cidade, ocorrendo por volta de junho. Normalmente coincide com o aniversário da cidade, dia primeiro de junho! É organizado pelo sindicato rural! Durante o dia acontece exposição agropecuária. A noite inúmeros cowbois de todo o Brasil tentam a sorte enfrentando montarias sobre animais bravios! Vários shows agitam o evento, normalmente cantores e bandas sertanejos.

Divina Folia - Evento mais animado da cidade. Ocorre no mês de setembro no Parque de Exposições, que conta uma excelente estrutura de palco e trio elétrio. São diversos cantores e bandas de axé que animam a festa, além de gente bonita e divertida dispostas a todo custo curtir esse carnaval fora de época.

Em maio - Prato Rural
O objetivo desse evento é reavivar as comidas típicas de interior, gastronomia sertaneja.

Festa a fantasia : Ocorre no período de outubro


COMO CIRCULAR

O centro é bem fácil e até melhor de se circular a pé para ver lojas, restaurantes, bares etc. Para ir aos outros bairros, mini-shopping e shopping é preciso pegar o ônibus ou ir de carro.



CURIOSIDADES

Escola Municipal de Música “Maestro Ivan Silva”
Criada em lei no ano 1949, a "Escola Municipal de Música de Divinópolis" passou a funcionar a partir de 1985, com a ativação da Banda Municipal. Com o crescimento da Banda houve necessidade de oferecer um ensino formal, ou seja, através da estruturação escolar, inserindo os cursos de teoria, solfejo rítmico, solfejo melódico e prática de instrumentos. No dia 9 de junho de 1991 foi inaugurada a sede própria da escola, situada à Vereda Dr. Valdemar Rausch, nº 200, Bairro Santa Clara. Para o ingresso na Escola há o Processo Seletivo que ocorre duas vezes por ano sendo a chamada feita por Edital publicado no Jornal Oficial do Município. São oferecidas aproximadamente 180 vagas por ano. Atualmente a escola possui 236 alunos do Curso Básico de Música (acima de 10 anos) e 66 alunos da Musicalização Infantil (para crianças acima de 7 anos). Dentro do Curso Básico de Música são oferecidos os seguintes instrumentos: Violão, flauta transversal, flauta doce, clarinete, saxofone, trompete, trombone, percussão, violino, piano, teclado e trompa. Além destas atividades a Escola participa de festividades diversas da comunidade.

Circo Cultura Itinerante
O projeto Cultura Itinerante tem como objetivo promover a descentralização das ações culturais no município de Divinópolis, com a realização de oficinas, apresentações musicais, espetáculos cênicos, exibição de filmes, exposições, festas de reinado/congado etc., nos bairros periféricos da cidade. O projeto tem como centro multiplicador a estrutura de um circo, com lona, palco, arquibancada e cadeiras, que fica instalado durante 45 dias em cada bairro. Nesse espaço apresentam-se diversos artistas da cidade. O projeto dá continuidade ao antigo Circo Comunidade, criado em 1986, que até 2005 circulou pelos bairros de Divinópolis. O Circo, por ser um espaço cultural alternativo, desenvolveu várias atividades nas comunidades, tais como: gincanas, palestras, oficinas de artes diversas, forró, festas juninas, concursos, festas beneficentes, cinema, ações comunitárias, shows de dança, música, apresentações de espetáculos teatrais, jogos, torneios, entre outras ações. Foi promovido intenso intercâmbio entre bairros, possibilitando que artistas locais mostrassem seus talentos para outras pessoas, valorizando também os talentos descobertos nas comunidades por onde o Circo passava. Para 2010, há previsão de ampliação das atividades do Circo, incluindo exposições projeto e projeto de educação patrimonial, além da capacitação de agentes culturais em parceria com o Ponto de Cultura.

Apoio à cultura popular
Assim como o Reinado, diversas manifestações populares têm grande força na região centro-oeste. Em Divinópolis, a tradição não é diferente. O setor de apoio à cultura popular desenvolve atividades constantes nessa área, especialmente no suporte para realização das festas de reinado, Missa Conga e demais eventos que agitam o calendário cultural da cidade. Integrando a Gerência de Memória e Patrimônio, o setor reconhece a a cultura popular como patrimônio de grande relevância para a história da cidade. Divinópolis tem hoje 17 Irmandades de Nossa Senhora do Rosário, que, em seus eventos, mantêm viva essa tradição.



SAIBA MAIS

Emissoras de Rádio:
Cadidés FM: AV. Antonio Olímpio de Morais, 545 Salas 1701/1708 – Centro
94 FM: Av. Antonio Olímpio de Morais, 545/Cobertura.
Nova FM: Av. Antonio Olímpio de Morais, 545/1804
Sucesso FM Av. Antonio Olímpio de Morais, 545/1804
Minas AM: Av. Antonio Olímpio de Morais, 545/Cobertura
Divinopolis AM: Av. Antonio Olímpio de Morais, 545 Salas 1701/1708

Canal de Televisão
TV Candidés ( Afiliada Rede Brasil): Av Antonio Olímio de Morais, 545/1709
TV União (Afiliada Rede Globo): mro da lajinha s/n
TV Alterosa ( Afiliada SBT ): F F lopes 33
Master TV Cabo: Av. 21 de Abril, 411

Jornais
Jornal Agora: Av. 1º de junho, 708 – Centro
Folha da Cidade: Rua Rio janeiro, 241 s/ 07 e 09
A Semara: Rua de janeiro, 132
Infor. C. Oeste: Rua Sergipe, 640
Garita do Oeste: Rua José Natividade, 165 – Esplanda
Diário do Oeste: Rua Sergié, 640
Diário do Poste: Rua Paraíla, 410 s/01
Magazine: Rua Rio de janeiro, 132
Primeira Página: Av. 1º de junho, 420 s/408
Vossa Senhoria:Rua Minas Gerais, 1235
Revista Styllus: Av. 1º de junho, 420 s/408



DICAS

- A cidade, em matéria de comércio funciona até às 19hs, depois disso, você só encontra supermercado, algumas drogarias e o shopping aberto. Mas não se iluda com o shopping, pois tem poucas lojas em funcionamento. Ele funciona mais para alimentação, cinema (5 salas), e o Boliche.



Neste roteiro você
também encontra:








 
 


 
Caravana de Turismo

  Home Roteiro Nacional Roteiro Internacional Amigos do CTA Fale Conosco   Guia Permanente
Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.
Guia permanente Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados.


Serviços e Eventos Serviços Delivery e 24hs Pagína Principal Turismo Lazer Notícias